O governador Beto Richa assinou nesta quarta-feira (28) decreto de nomeação de 652 policiais civis (631 investigadores, 19 escrivães e dois papiloscopistas) aprovados em concurso público realizado em 2010. As contratações representam 20% do efetivo atual da corporação, formado atualmente por 3.563 policiais. A medida faz parte do programa Paraná Seguro, que prevê o ingresso, até 2014, de 2.200 policiais civis.
“Em nove meses de governo, conseguimos aumentar em 20% o efetivo policial da corporação. É com satisfação e grande compromisso que investimos no fortalecimento das polícias militar e civil para que as famílias paranaenses voltem a ter segurança”, disse o governador. Richa lembrou que o governo prevê também a contratação de 400 delegados. “Temos 270 comarcas que não têm delegado. Queremos reverter esse quadro”, afirmou.
A relação dos convocados deverá sair no Diário Oficial até a próxima semana. O secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, explicou que ainda esta semana outros 42 policiais civis serão nomeados e destacou que a destinação dos novos policiais está em estudo, que vai avaliar quais unidades estão mais carentes de pessoal.
INGRESSO – Os candidatos chamados deverão se apresentar na Secretaria de Segurança Pública (Sesp) com os exames e a documentação necessária. Assim que o aprovado estiver com toda a documentação preenchida e o laudo da perícia em mãos deve comparecer ao Grupo de Recursos Humanos da Sesp (Rua Deputado Mário de Barros, 1.290 – Ed. Caetano Munhoz da Rocha – 5.º andar), das 9h às 11h e das 14h às 17h.
A lista dos documentos e exames solicitados está publicada na internet, na página www.seguranca.pr.gov.br. Esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail gruporh@sesp.pr.gov.br.
Os convocados serão treinados pela Escola da Polícia Civil. A unidade tem capacidade para 370 alunos, mas de acordo com o delegado-chefe da Polícia Civil, Marcus Michelotto, estão sendo feitas negociações com faculdades no interior do Estado para parcerias que irão acelerar o processo de formação dos policiais.