Muito cuidado com pessoas que se identificam como funcionários de empresas prestadoras de serviço e que fazem trabalhos de vistoria ou manutenção de equipamentos em casa. Nos últimos dias foram registradas pela polícia ações de marginais que se aproveitam da situação e cometem assaltos contra residências.
Na tarde de terça-feira, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência na Rua Alexandre Marcoski, São Braz, onde um homem que se identificou como funcionário da Copel cometeu um assalto. Segundo o boletim de ocorrências do 12.º Batalhão da PM, o indivíduo, após ser atendido pela moradora, trancou-a no banheiro e praticou roubo. Foram levados da residência 135 reais.
Tribuna noticiou na edição de ontem, que dois homens e uma mulher, disfarçados como carteiros, cometeram assalto contra uma residência às 9h30 de terça-feira na Rua Gardênio Scorzato, Vista Alegre. Os ladrões levaram um cofre contendo jóias e dinheiro e a minivan Sportage da família.
Neste caso, um dos rapazes, que estava vestido com o uniforme dos Correios, apertou a campainha e ao ser atendido rendeu a vítima com um revólver. Em seguida, os dois comparsas também invadiram a casa e trancaram a mulher no banheiro para poder agir tranqüilamente.
Aviso
Normalmente os alvos preferenciais dos golpistas são pessoas de idade e que moram em bairros periféricos. Com a grande facilidade em falsificar crachás e uniformes de identificação, fica difícil impedir a aplicação dos golpes, mas alguns cuidados podem ser tomados pelos consumidores. No caso específico da Copel, a Assessoria de Imprensa da companhia informou que somente em casos raros os funcionários têm que entrar no terreno da residência e apenas para verificar o medidor de consumo de energia elétrica. “Trabalhamos do lado de fora. Se algum funcionário ou pessoa que se identificar como funcionário pedir para entrar na casa, comece a desconfiar”, alerta o assessor. Segundo ele, não há necessidade de o funcionário entrar na residência para verificar nada. Em caso de dúvida o consumidor deve entrar em contato com a Central de Atendimento da Copel pelo telefone 0800-410196 e pedir informações sobre o funcionário que está realizando a verificação.