A Guarda Municipal começou ontem, na Praça 29 de Março, nas Mercês, a operação MMI (Módulo Móvel Itinerante), que deverá permanecer por um mês na região. Além de uma viatura fixa, outras equipes em carros e motos farão rondas a cada duas horas, nas quadras do entorno. A operação poderá migrar, inicialmente, para o Boqueirão e o Cristo Rei.

continua após a publicidade

De acordo com o inspetor Cláudio Frederido de Carvalho, da GM, o projeto surgiu depois da reunião com 80 moradores, que reclamaram que a praça virou reduto de viciados, traficantes, moradores de rua e ladrões. A Guarda também recebe queixas semelhantes no Bigorrilho e Batel.

Preparação

O inspetor disse que foi constatado grande aumento no número de ocorrências na região e ações foram feitas pela Fundação de Ação Social, para encaminhar moradores de rua e viciados para tratamento. Carvalho explicou que esta ação foi feita para evitar que o problema migrasse a outros bairros e buscar uma solução para eles.

continua após a publicidade

O inspetor garantiu que outros pontos da cidade não ficarão desguarnecidos e os guardas poderão atender ocorrências fora do perímetro de seis quadras, estabelecidos para a ação do MMI. Eles também podem solicitar apoio das polícias Civil e Militar.

Manutenção

continua após a publicidade

Depois de encerrado o mês de operação, na praça 29 de Março, o logradouro deverá continuar recebendo ações da GM. O inspetor diz que as reclamações de acúmulo de usuários de drogas, de vandalismos e pequenos furtos também são recorrentes na Praça das Menonitas, Boqueirão, e no Jardim Ambiental do Cristo Rei. Diante disto, o MMI também deverá ser instalado nestes locais, nas próximas semanas.

“A cobrança de segurança em praças e bosques é muito grande em cima da prefeitura. O prefeito não assumiu a posição de xerife, mas assumiu sua responsabilidade com a segurança”, disse o inspetor. Ele afirmou que a Polícia Militar é muito bem-vinda para atuar em conjunto.

A PM também disse que a cooperação é benéfica, ressaltando que também já fez operações em logradouros municipais, como o Bosque do Papa, no Centro Cívico; na Praça do Skate, no São Francisco; no Largo da Ordem e na Praça Eufrásio Correia.