A Guarda Municipal iniciou nesta terça-feira (6) a primeira operação MMI (Módulo Móvel Itinerante) de 2015. O módulo móvel ficará instalado por 15 dias no Jardinete Poeta Leonardo Henk, localizado na Rua Flavio Dallegrave, esquina com a rua Itupava, no bairro Hugo Lange.
Realizada desde 2013, a operação tem o objetivo de aproximar a Guarda Municipal da comunidade e melhorar a segurança na cidade.
O local escolhido para a primeira operação do ano é um ponto estratégico do Hugo Lange. “É um local de confluência. Fica próximo do Jardim Ambiental, de uma ciclovia e da linha férrea, onde circula um grande número de pessoas”, explica o supervisor Fábio Lastra, comandante da operação.
O módulo ficará estacionado na praça, até o próximo dia 20, das 8h às 18h. A partir deste horário, até a 1h, uma viatura e dez motocicletas farão rondas pela região. “Diariamente, após a saída do módulo, seguimos fazendo o atendimento, com rondas e abordagens. O objetivo é dar tranquilidade e reforçar a presença da Guarda na região”, diz o supervisor.
“Este local tem alguns problemas de segurança. Pessoas que usam a ciclovia e alguns restaurantes já foram assaltados. Esta medida da Guarda Municipal é importante. A única maneira de reduzir a criminalidade é com a presença da polícia”, diz Gregório de Bem, dono de uma banca de revistas localizada no jardinete.
De acordo com o diretor da Guarda Municipal, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, a operação MMI vem colaborando para melhorar a segurança na cidade e a intenção é aprimorar o sistema em 2015. “Estamos planejamento algumas ações, entre elas ampliar o raio de ação ao longo deste ano”, disse.
“A operação é positiva porque aproxima a Guarda Municipal da comunidade. Ou seja, os efeitos da operação não se encerram com a saída do módulo, pois esta aproximação melhora o entrosamento com a população e facilita ações futuras”, diz o inspetor Frederico.