Após uma seqüência de três assaltos, quatro adolescentes foram detidos pela Polícia Militar e encaminhados à delegacia de São José dos Pinhais, na tarde de segunda-feira. Com o quarteto, a polícia apreendeu uma pistola calibre 380, com numeração lixada. Os quatro foram apreendidos por roubo e estão à disposição da Justiça.
O delegado Paulo Silveira, titular da DP local, informou que o primeiro roubo ocorreu contra um açougue, no Capão da Imbuia. Na fuga, o quarteto tomou em assalto um Fiat Siena e fugiu em direção a São José dos Pinhais. ?Um deles mora em Borda do Campo e os outros em Curitiba?, contou Silveira. Na fuga os adolescentes cruzaram com uma viatura da PM e tentaram escapar. Houve perseguição e os ladrões bateram o Siena contra uma árvore. Apesar do acidente, não se feriram e tomaram uma Parati em assalto para continuar a fuga, mas foram alcançados pelos policiais e apreendidos.
Adolescentes
Silveira informou que em 35% dos flagrantes registrados pela delegacia, os acusados são menores de 18 anos. ?Eles agem de maneira diferente e, normalmente, com mais violência que os adultos?, contou o delegado. Ele disse que os menores abusam da violência por acreditar que não serão punidos severamente, já que o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê o recolhimento em lugares apropriados, pelo prazo de 45 dias a três anos. ?Há punição, mas muitos acreditam que não ficarão muito tempo recolhidos?, comentou.
Segundo o delegado, dos homicídios acontecidos no município, um terço é praticado por adolescentes. ?Muitos são reincidentes e ficam conhecidos dos policiais e da população. Os moradores das regiões onde eles agem costumam fazer denúncias freqüentes e indicam o apelido dos suspeitos?, relatou o delegado. Outro fato que leva adolescentes a ingressarem no mundo do crimes são as drogas.