Briga entre cunhados terminou com José Domingues Tavares de Souza, 42 anos, morto com um tiro no peito, às 16h30 de ontem. João Carlos Godoi Rosa, 37, apertou o gatilho de um revólver calibre 22, na frente de seu filho de 11 anos, na Travessa Cercadinho, bairro de mesmo nome, em Colombo. Em seguida, a esposa do assassino convenceu-o a se entregar à polícia e João foi encaminhado por policiais militares do 17.º Batalhão da PM à delegacia do município, enquanto os soldados Amarildo e Dranginis, do mesmo batalhão, controlavam a situação no local.
O desentendimento entre os dois cunhados vinha ocorrendo há cerca de um ano. Segundo Maria Gorete Rosa da Silva, 42, mulher de José Domingues e irmã de João Carlos, o assassino sempre a provocava com ofensas e até motivou sua separação do primeiro marido. Com José ela estava junto a três anos e depois de muitas discussões, João teria provocado uma cena de ciúme, envolvendo uma terceira mulher, no início de dezembro. "Ele ficava bêbado e provocava a gente", relatou, chorando a morte do marido. Naquela tarde, após mais uma troca de insulto, José disse que sairia de casa para esfriar a cabeça.
Tiros
Maria tentou segurar o marido em casa, mas ele insistiu e saiu em seu Fiat 147. As famílias eram vizinhas e assim que José saiu de casa encontrou o cunhado limpando o terreno. O garoto que assistiu a toda a cena contou que José teria ameaçado João, dizendo que iria "buscar o que é seu". A resposta do criminoso foi dois tiros. José foi baleado dentro do carro e conseguiu voltar até a residência, onde não resistiu. "Foi legítima defesa", alegou Magda Aparecida Moreira Rosa, 27, esposa do acusado do crime. "Agora, só espero que ele volte logo para casa", disse, junto com os dois filhos do casal (além do menino, eles são pais de uma garota de 8 anos).
Porém, para Maria Gorete, o crime foi premeditado, pois a arma usada seria de seu pai, de 85 anos. "Meu marido trabalhava em uma empresa de cal e ainda cuidava de algumas roças", disse. "A casa de meu irmão agora será a cadeia", completou, muito nervosa.