Duas crianças morreram afogadas ontem à tarde, no balneário Inajá, em Matinhos. Os irmãos João Emanoel Zevir, 6 anos, e Lucas Zevir, 10, estavam brincando no raso, mas foram puxados por uma onda. A tia dos meninos, Sandra Mara Buezo, tentou salvá-los, mas também foi arrastada pela água. O salva-vidas de plantão pediu ajuda aos colegas que estavam nos postos mais próximos – apitando para avisá-los – e nadou até Sandra, conseguindo retirá-la com vida. Quando voltou para resgatar os garotos, ambos já haviam desaparecido.
As buscas foram efetuadas com barco inflável e helicóptero. Uma hora depois João Emanoel foi encontrado e levado até a areia, onde durante 40 minutos recebeu procedimentos para reanimação cárdio-respiratória, mas não recobrou os sentidos. O corpo foi levado para o necrotério do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos.
Buscas
O Corpo de Bombeiros deu continuidade à procura de Lucas, porém até o final da tarde o garotinho ainda não tinha sido encontrado. A tia dos meninos ficou em estado de choque, assim como a mãe das crianças, Olira Buezo Zevir, 38, que reside no balneário Saint Etiene, em Matinhos.
O que mais causou estranheza aos bombeiros é que o duplo afogamento ocorreu em local bastante raso, com mar calmo. “Aparentemente o lugar não oferecia perigo”, comentou o sargento Quadros, do CB de Matinhos.
Desde o início da Operação Verão, em dezembro do ano passado, o Corpo de Bombeiros já registrou 10 casos de afogamento e efetuou 623 salvamentos.