Policiais civis e militares de Colombo estão espalhados nas ruas e becos do Jardim Campo Alto na tentativa de impedir que a briga de gangues existente na região provoque mais vítimas.
Nos últimos dias, tiroteios provocados por grupos rivais da Vila Esperança (Curitiba) e do Beco (Colombo) deixaram pessoas baleadas e mataram Robson Antunes, 20 anos. Segundo a polícia, o motivo da guerra é a disputa por territórios e pontos de tráfico de drogas.
A delegada Márcia Marcondes, da delegacia do Alto Maracanã, explicou que a desavença entre os grupos já existe há bastante tempo, mas que recentemente está passando por uma ?fase aguda?. De acordo com Márcia, os grupos fizeram uma divisão imaginária da região e as brigas ocorrem quando um integrante da gangue rival invade a área do outro. ?Há momentos em que eles convivem sem problemas, mas, provavelmente, alguém de um bando cometeu um delito no lado inimigo?, disse a policial.
Insegurança
Para desespero dos demais moradores, o resultado da disputa normalmente termina com tiroteios e, às vezes, pessoas inocentes, feridas. Este provavelmente foi o caso do deficiente mental Ivanildo Neves, 25 anos, baleado por membros da Turma do Beco, na tarde de quinta-feira.
?A grande maioria dos moradores é gente de bem, trabalhadora. É um pequeno grupo que causa toda esta confusão?, lembrou a delegada. O medo também atinge comerciantes locais, que são obrigados a fechar seus comércios, por medo.
Tanta violência fez com que a polícia aumentasse a preocupação com a segurança no Jardim Campo Alto. De acordo com Márcia, nos últimos dias, investigadores saíram às ruas na tentativa de identificar e prender os delinqüentes. Policiais militares que atuam na região informaram que também receberam ordens para intensificar o patrulhamento. Além do reforço policial, a delegada afirmou que moradores têm ajudado a localizar os marginais.
O telefone da delegacia do Alto Maracanã é 3605-0263 e da PM de Colombo é 3656-3131.