Foto: Átila Alberti/O Estado

A disputa de gangues tira a tranqüilidade dos moradores da Vila Sabará, na CIC, há um bom tempo.

continua após a publicidade

A ?Gangue dos Arteiros? voltou a aterrorizar os moradores da Vila Sabará, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Desta vez, integrantes do grupo balearam dois garotos. Os estudantes Emerson Ricardo dos Santos, de 13 anos, e Jhonatan de Oliveira Fernandes,15, foram atingidos por vários tiros, quando conversavam em frente de suas casas, às 21h30 de sexta-feira, na Rua Engenheiro José Muniz de Queirós.

Segundo moradores da região, foi uma ?chuva de balas?, sendo que os criminosos efetuaram mais de 20 disparos. Destes, um acertou a cabeça e três o corpo de Emerson. Jhonatan levou um tiro no pescoço e outro nas costas. Em estado grave, os adolescentes foram atendidos por socorristas do Siate e levados ao Hospital do Trabalhador, onde continuavam internados, até a tarde de ontem, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com testemunhas, que preferem não ser identificadas, por temerem pela própria vida, os autores do crime foram dois integrantes da ?Gangue dos Arteiros?. Um deles chamado Robson, o ?Do Norte?, e o outro conhecido pelo apelido de ?Cemika?.

Familiares dos garotos falaram aos policiais da Delegacia de Homicídios, que desconhecem o motivo do atentado e afirmaram que os dois não têm inimigos. Algumas pessoas, que estavam num bar nas proximidades, contaram que apenas ouviram os disparos. Quando os tiros cessaram, eles saíram e viram os estudantes agonizando no chão e acionaram o Siate.

Rivalidade

continua após a publicidade

Faz muito tempo que a Vila Sabará exibe cenas de violência semelhantes às das favelas cariocas. O local é dominado por três gangues: ?dos Anjos?, ?dos Arteiros? e ?do Tiriva?. Segundo denúncias feitas por moradores, as gangues foram formadas há mais de dez anos, mas no início a rivalidade era só entre os integrantes. Alguns anos depois, os grupos começaram a ficar mais violentos e se envolveram com tráfico de drogas e assaltos.