O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) realiza, nesta quinta-feira (22), a Operação Maresia de combate ao tráfico. Várias pessoas estão sendo presas suspeitas de integrar associações criminosas que exploram o tráfico de drogas e promovem lavagem de dinheiro através de empresas de fachada, como lojas de veículos, distribuidoras de bebidas e empreendimentos imobiliários.

continua após a publicidade

Trinta e três pessoas foram presas em Curitiba, Região Metropolitana, Matinhos, Paranaguá, Campo do Tenente e Rio Negro. Além das prisões, foram apreendidos 15 quilos de pasta base, 800 gramas de cocaína e meio quilo de crack. Dez armas de fogo também foram recolhidas.

Cerca de 160 policiais militares da Companhia de Polícia de Choque, ROTAM, Grupo Samurai e do Serviço de Inteligência, além de policiais civis e militares que compõem o Gaeco estão participando da força-tarefa, que só no litoral resultou em 11 prisões. Outros mandados estão sendo cumpridos, de um total de 34 de prisão temporária e de 52 de busca e apreensão, expedidos pela Vara de Inquéritos Policiais.

O trabalho resultou na prisão de pelos menos três pessoas apontadas como grandes distribuidores das drogas: Valdecir Bijari e “Titião”, presos em Curitiba, e Adilson Fidelis, conhecido como “Gaivota”, preso em Matinhos.

continua após a publicidade

“Assim como criminosos por vezes se associam para praticar crimes contra as pessoas de bem, as instituições públicas têm o dever de buscar a integração para defender a sociedade”, afirmou o comandante geral da Policia Militar do
Paraná, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens.

Os presos foram levados para os Centros de Triagem I e II.

continua após a publicidade