Duas pessoas foram presas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), nesta quinta-feira (24), em Curitiba, acusadas de envolvimento num esquema de fraudes no Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN). Nilton José de Meira e Flávio Ganem Rillo são proprietários da empresa de consultoria empresarial Planet Business Ltda., e segundo as investigações teriam um contrato de fachada para prestações de serviços do Detran-RN.

continua após a publicidade

A ação, batizada de “Operação Sinal Fechado”, foi solicitada pelo Gaeco do Rio Grande do Norte, onde 12 pessoas também foram presas por envolvimento na fraude. Além de Curitiba, houve cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão em São Paulo e Porto Alegre.

De acordo com o coordenador do Gaeco-PR, Leonir Batisti, os sócios da Planet Business emprestaram o CNPJ da empresa de consultoria para constar nos contratos de prestação de serviços de emergências para o Detran-RN, que na verdade eram realizados por outras duas empresas daquele Estado.

“Um serviço que deveria custar no máximo R$ 40 no Detran, a população pagava mais de R$ 100, porque o lucro era divido entre os fraudadores”, contou Batisti.

continua após a publicidade

O caso estava em investigação em Curitiba desde dezembro de 2010 e, com as prisões de Nilton e Flávio, é considerado encerrado pelo Gaeco-PR. A dupla vai ser interrogada e deve permanecer presa aguardando decisão da Justiça do Rio Grande do Norte.

 

continua após a publicidade