Furtos e roubos aumentam em Curitiba

O número de furtos e roubos de veículos em Curitiba aumentou 24,91% no primeiro trimestre deste ano, comparado com o mesmo período de 2007. No restante do Estado, esse número teve queda de 7,64%. As informações fazem parte do diagnóstico divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), referentes ao Geoprocessamento – Mapa do Crime, de janeiro a março.

Em todo o Paraná, os registros de crimes de calúnia, injúria e difamação (num total de 5.100 boletins) foram quase cinco vezes maior que no mesmo período de 2007, quando aconteceram 1.059 registros. Para a Sesp, o grande aumento é resultado da aplicação da Lei Maria da Penha, que garante proteção à mulher. Esta também foi a explicação dada para o aumento de crimes contra a pessoa registrados em todo o Paraná no primeiro trimestre de 2008.

Dentro das estatísticas sobre os crimes contra a pessoa, o registro de ameaças é o que mais aparece. Foram mais de 12,6 mil denúncias nos primeiros três meses deste ano, representando pouco mais da metade do total de crimes deste grupo. Em comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o número de registros teve alta de 5,4%. Segundo o Geoprocessamento, mais de 37% do total das ameaças registradas no Paraná aconteceram em Curitiba e região metropolitana. Ponta Grossa e Londrina, somadas, registram 13%.

Os crimes de lesão corporal tiveram pequena queda, passando de 29,83% do total de crimes contra a pessoa nos três primeiros meses de 2007 para 23,95% neste ano. De acordo com o Geoprocessamento – Mapa do Crime, 41,77% dos crimes de lesão corporal registrados no Paraná aconteceram em Curitiba e região metropolitana, onde se concentra 30% da população do Estado, em média. A região de Ponta Grossa, que abriga 6,64% paranaenses, registrou 6,73% do total de crimes de lesão corporal.

A íntegra dos dados está disponível no site da Sesp (www.seguranca.pr.gov.br), por meio dos links ?Gestão da Segurança? e ?Estatísticas?, onde estão números, mapas e gráficos explicativos. Seguindo o compromisso assumido por Delazari no início do mês, os números do segundo trimestre de 2008 estão previstos para serem divulgados até 30 de julho.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo