Seis presos fugiram da delegacia de Contenda, no início da noite de sábado. Com a cadeia pouco protegida – apenas por um guardião desarmado – os detidos não se sentiram intimidados. Serraram grades e fugiram pelo telhado. Outros detentos só não sairam porque a Polícia Militar (PM) chegou a tempo de contê-los.

continua após a publicidade

Segundo a PM de Contenda, os presos serraram as grades superiores do solário. Com uma corda improvisada com lençóis, chegaram ao telhado e pularam o muro.

O guardião notou a fuga e, a única coisa que pôde fazer foi chamar a polícia, para evitar que o restante ganhasse as ruas. Não se sabe através de quem nem como, as serras entraram na carceragem. Uma investigação interna deverá ser aberta para apurações.

A delegacia tinha 33 presos, sendo 26 homens e oito mulheres. Fugiram seis. A polícia vem realizando buscas na região, mas até a tarde de ontem, não recapturou ninguém.

continua após a publicidade

Irresponsabilidade

A situação das delegacias e penitenciárias do Paraná é preocupante. No caso de Contenda, que está se transformando em “cadeião”, recebendo presos de outros municípios, chega a ser uma irresponsabilidade.

continua após a publicidade

Dos seis fugitivos, cinco eram provenientes da delegacia da Lapa e um veio de Campo do Tenente. Os presos não hesitaram em planejar fuga porque sabiam que a única pessoa que tomava conta da delegacia sequer era policial. Trata-se de um guardião, cedido pela prefeitura municipal, que nem trabalha armado.