Uma sindicância interna já foi aberta pela Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), para apurar a fuga de 15 presos da unidade, na madrugada de ontem. Policiais militares, carcereiros e outros funcionários estão sendo investigados, para ver se não facilitaram a ação. Numa fuga parecida com filmes de Hollywood, ganharam as ruas detentos considerados de alta periculosidade, muitos chefes de quadrilha, a maioria envolvida em assaltos.
Logo que as celas silenciaram, na madrugada de ontem, os detentos da galeria 7 começaram a agir. As celas possuem portas blindadas, apenas com uma pequena portinhola, para a passagem de alimentos. Um dos detentos bastante magro – suspeita-se que foi obrigado a ficar sem comer, para emagrecer mais ainda – passou pela portinhola e ganhou o corredor da galeria. Usando uma chave de boca, desparafusou todas as portas das celas.
Grades
O próximo passo foi serrar as grades da galeria, para que conseguissem acesso ao pátio de sol. Conseguiram pular o muro de cinco metros de altura do pátio, atravessaram corredores, até chegarem no muro que circunda o presídio e possui sete metros de altura. Usando uma ?teresa? (corda improvisada com lençóis amarrados), conseguiram escalar o muro. Uma bola de sabão presa à ponta da ?teresa? fez o peso necessário para que eles jogassem a corda para o outro lado do muro. A mesma bola ficou presa a um dos vãos do muro e deu firmeza à corda para que os presos a escalassem.
Suspeitas
A sindicância aberta deverá investigar se não houve facilitação de dois policiais militares que estavam na guarita – bem ao lado de onde a teresa foi jogada -, de um carcereiro e da equipe que monitora as câmeras de segurança. A ação dos detentos deve ter durado entre uma hora e meia e duas horas, e questiona-se como nenhum funcionário notou a ação. O caso foi remetido à 9.º Subdivisão de Polícia Civil de Maringá que, hoje pela manhã, deverá encaminhar a documentação ao 2.º Distrito Policial da cidade, para a abertura de inquérito.
Presos
Estão foragidos Hemerson da Silva, Jean Carlos da Silva, Moriel Pereira Ortiz, Sérgio Aparecido Quintino, Wagner Cesar Mendonça, William Tiago dos Santos, Marcos Roberto Fantim, Alexandre Alves da Silva Aguiar, Erick Pereira de Azevedo, Adriano de Almeida, José Ildo de Brito, Marcos Antônio Andrade de Carvalho, Fabiano Sérgio Moreira, Marcelo de Oliveira Chotti e Paulo Sérgio Martins.