Presos da delegacia de Araucária escavaram um túnel para fugir, mas foram surpreendidos antes de começarem a sair. A polícia acredita que a fuga aconteceria na madrugada desta terça-feira (1º).
Na manhã de segunda-feira (31), um carcereiro percebeu que a água do esgoto estava espessa, com uma coloração marrom. À tarde, um juiz que visitou a unidade para avaliar a situação em que eram acomodados os presos conversou com eles e saiu. Na sequência, os presos foram retirados das celas, com apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, e, após uma vistoria, os investigadores encontraram o túnel escavado abaixo de uma “jega” – como são chamadas as camas ou espaços onde os presos conseguem dormir.
No túnel cabia uma pessoa em pé. A escavação, feita com uma broca improvisada, já havia alcançado a coluna da parede da carceragem e, em pouco tempo, sairia no pátio da delegacia. A terra foi depositada em uma das quatro celas, que são compartilhadas. A broca improvisada utilizada na escavação foi apreendida.
Acredita-se que os presos começaram a escavação na sexta-feira, logo após a visita de familiares e a revista mais recente. A terra já foi colocada novamente para tampar o túnel e os policiais colocaram concreto sobre ele. Os 78 presos da delegacia voltaram às celas.