Walter Alves |
Policiais encontraram 5 mil litros de combustível. |
Quatro pessoas foram detidas por policiais militares do serviço reservado do 17.º Batalhão e encaminhadas à delegacia de Araucária, na manhã de ontem, suspeitas de estar envolvidas com desvio de combustível. Duas foram autuadas em flagrante e as outras liberadas, pois seus envolvimento não foi comprovado.
O flagrante aconteceu no momento em que era cumprido mandado de busca e apreensão na casa de José Guaraci Ribeiro, 42 anos, na esquina das Ruas Pedro Jess e Marie Roxane Charvet, no bairro Estação. No terreno da residência, os policiais encontraram um tanque com 5 mil litros de combustível armazenados irregularmente.
Porém, quando se acreditava que o trabalho da polícia já estava terminado, novos personagens surgiram na história. ?Somente no tempo que ficamos na casa, apareceram duas pessoas?, relatou o tenente do setor de inteligência da PM, que prefere não se identificar.
Água
Segundo o policial, um dos rapazes que chegou àquele endereço era motorista de uma empresa de transporte de combustível. Mais tarde, na delegacia, a polícia esclareceu que, apesar da coincidência, do homem ter chegado na casa de José com caminhão carregado de álcool, ele não tinha envolvimento com o desvio. Ele apenas foi entregar o documento de um veículo que havia acabado de ser comprado pelo irmão de José.
Já outro homem, de 34 anos, foi até a casa para comprar combustível diretamente de José. ?Ele chegou em um Omega, com quatro galões vazios?, contou o policial. O comprador foi autuado em flagrante, porém pagou fiança e vai responder ao inquérito em liberdade.
José permanece preso e foi indiciado por receptação, por não comprovar a origem do material em seu terreno; crime contra a ordem econômica, pois a venda de combustível é regulamentada pelo governo; armazenamento irregular de combustível, e posse ilegal de arma, devido a uma espingarda encontrada na casa dele.