Um francês que estava no Brasil há sete meses foi preso, ontem, no litoral, com quase um quilo de cocaína. Sylvain Wegel, 25 anos, foi abordado por policiais militares dormindo dentro do Golf, placa AJR-4007, estacionado próximo a um posto de combustível no balneário de Caravelas, em Matinhos.
O carro estacionado chamou a atenção dos PMs, que, ao vistoriar o veículo, encontraram uma pedra de crack, cerca de 600 gramas de cocaína em pó e 200 gramas em pasta. Segundo os policiais, apesar de Sylvain falar e entender poucas palavras em português, ele contou que morava com a namorada brasileira no balneário de Praia de Leste. Os PMs foram até lá, e, na casa, encontraram uma balança de precisão e um armário com aquecedor para preparação da droga. O único documento encontrado com o francês foi o passaporte, que estava com visto livre, sem data para o retorno à França.
A namorada contou que conheceu o francês em Paris em outubro do ano passado, durante uma viagem. Em março, Sylvain veio ao Brasil atrás dela. Entretanto, o vício por cocaína desencadeou uma série de brigas entre o casal. A namorada, que não é usuária, o expulsou o rapaz da casa há dez dias, e ele foi para Curitiba atrás de mais entorpecentes. Ontem, quando retornava, o francês fumou uma pedra de crack e dormiu no banco do carro, quando foi abordado pela polícia. Sylvain alegou que comprou a cocaína para o consumo próprio. Ele foi encaminhado ao Departamento de Polícia Federal de Paranaguá, que ficou responsável por investigar se Sylvain entrou de forma ilegal ou não no Brasil.