Foz do Iguaçu lidera ranking de homicídios no Estado

Foz do Iguaçu é o município com maior índice de homicídios no Paraná: são 75 homicídios para cada 100 mil habitantes. O índice nacional é de 31 homicídios para cada 100 mil. Os números, correspondentes ao período de janeiro a outubro deste ano, foram apresentados ontem pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.

A justificativa para o alto número seria a região de fronteira. Delazari afirmou que cerca de 90% dos homicídios em Foz estão associados ao tráfico de drogas e de armas. Ainda de acordo com o secretário, a média total de homicídios no Paraná estaria abaixo da média nacional. Segundo o relatório divulgado, o Estado apresentou 20,78 ocorrências para cada 100 mil.

Esse índice corresponde a 2.158 homicídios no Estado, de janeiro a outubro. Desses, 520 homicídios ocorreram em Curitiba, 407 na Região Metropolitana, 234 em Foz do Iguaçu, 66 em Londrina e 1.231 nas demais cidades do Estado. O perfil dos que mais sofrem homicídio é de homens, de 18 a 24 anos.

Em Curitiba, 56% dos homicídios ocorreram em até 300 metros de áreas de ocupação irregular; 37% em até 300 metros de bares; e 36,73% em até 100 metros de locais de ponto de venda de drogas. ?O tráfico de drogas é hoje o grande mal que fomenta os assassinatos. Combater o tráfico, usando inteligência policial e estratégias sérias, é caminho certo para a diminuição dos assassinatos?, disse Delazari. Para o secretário, a realidade criminal do Paraná está diretamente ligada a ações em setores como educação e emprego.

Em Londrina, a queda de homicídios foi de 40%, o correspondente a uma taxa é de 13,31 homicídios por 100 mil habitantes.

Dados anteriores

Os números de homicídios no Paraná, divulgados em setembro do ano passado pelo Ministério da Justiça, foram contestados pela Sesp na época. Referentes ao período de 2004/2005, o relatório apontava a cidade de Foz do Iguaçu como a mais violenta do País, com taxa de 107,8 homicídios para cada 100 mil habitantes. Após a contestação da Sesp, os números do Paraná foram retirados do relatório.

A comparação entre índices de homicídio nas cidades brasileiras feita pelo Mapa da Violência, com apoio do Ministério da Saúde, em fevereiro deste ano, também foi criticada. Foz do Iguaçu foi apontada, novamente, como campeã de ocorrência entre a população jovem, com 223,3 homicídios por 100 mil habitantes. Na colocação geral, a cidade ficava em 11.º lugar, sendo o pior desempenho do Paraná.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo