Uma ação do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde da Polícia Militar terminou com a apreensão de 17 armas de fogo usadas para caça e a prisão de 7 pessoas acusadas de caça ilegal, por matar animais silvestres nas imediações do Parque Estadual do Rio Guarani, em Três Barras do Paraná, a cerca de 200 quilômetros de Foz do Iguaçu.

continua após a publicidade

Na Operação Jirau os policiais militares também apreenderam 15 quilos de carne de cateto e um lagarto já abatido. A operação faz parte do trabalho que já vem sendo desencadeado pela Força Verde e que tem o objetivo de proteger as reservas naturais da região, que incluem o Parque Nacional do Iguaçu. Também foram apreendidas 8 motosserras com numeração raspada e que podem ter sido roubadas ou furtadas.

De acordo com o capitão Valdecir Gonçalves Capelli, que comanda a Companhia da Força Verde responsável pelo policiamento ambiental na região, o nome foi escolhido porque o jirau é um ponto de observação usado pelos caçadores para abater a caça.

O capitão destacou que a Força Verde cumpriu 8 mandados de busca e apreensão em casas de caçadores que já tinham sido denunciados. 

continua após a publicidade