Uma denúncia anônima feita na madrugada de ontem resultou na apreensão de 745 pássaros silvestres na PR-151, região de Ponta Grossa. Os canários-da-terra, pintassilgos e trinca-ferros estavam sendo transportados por Ricardo Fontolan, natural de São Paulo. Ele foi autuado em R$ 372,5 mil por crime ambiental, previsto na Lei de Crimes Ambientais 9.605/98.
"Cada pássaro apreendido rende uma multa de R$ 500,00. Daí a alta quantia calculada na autuação", diz o Sargento Peron, da Polícia Florestal de Ponta Grossa.
A ação foi comandada pela Força Verde, composta por fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e policiais militares do Batalhão de Polícia Florestal.
Após a autuação, Fontolan assinou o termo circunstanciado e foi liberado para aguardar a audiência do Ministério Público, onde serão esclarecidos detalhes do caso, como origem dos animais e o destino – suspeita-se que eles estavam a caminho de São Paulo.
Os pássaros foram levados a um viveiro em Telêmaco Borba, onde passarão por uma triagem. Os que tiverem boas condições serão soltos em parques da região. Os que tiverem algum ferimento, serão tratados e posteriormente soltos.