Dois homens desceram de um carro para executar Mauro Olivino de Souza Filho, 21 anos, foragido da Justiça. O rapaz ainda tentou escapar, mas foi encurralado nos fundos de uma residência, na Rua Dr. Vilson Pienegonda, Conjunto Diadema, CIC, e morto com 17 tiros, às 23h40 de quarta-feira. Também um amigo que o acompanhava foi atingido por dois disparos na perna.
Mauro, condenado por assalto, fugiu do 11.º Distrito Policial, na CIC, em janeiro do ano passado. Acabou recapturado, mas escapou de novo em setembro, desta vez da Colônia Penal Agrícola (CPA), em Piraquara. Uma tia dele, ouvida na Delegacia de Homicídios, contou que o rapaz sofria constantes ameaças e era viciado em drogas.
No fim da noite de quarta-feira, Mauro, um amigo de 17 anos e duas garotas conversavam na rua quando um Logus de cor escura, ocupado por quatro pessoas, parou perto deles. Os desconhecidos abriram a porta e fizeram as vítimas correrem assim que se intitularam policiais.
Dois dos ocupantes do Logus desembarcaram e perseguiram Mauro, disparando várias vezes. Ele ainda tentou se refugiar na casa das garotas, mas os assassinos estavam determinados e não lhe deram chance de escapar. Segundo a perícia da Polícia Científica, as balas que o mataram eram de pistola calibre 380.
O adolescente foi ouvido por investigadores da DH no Hospital do Trabalhador e confirmou a história apurada pelas testemunhas – mas não disse o nome dos autores. A suspeita é que ele tenha sido atingido por balas perdidas, já que os motivos do crime permanecem incertos.