Quem deixou para ontem sua viagem em busca de um Carnaval mais agitado não conseguiu escapar dos congestionamentos, principalmente no período da manhã, quando mais de 20 mil carros deixaram Curitiba rumo ao litoral paranaense ou às praias de Santa Catarina.
Na BR-277, sentido Paranaguá, o tráfego atingiu picos de 2.200 veículos por hora, de acordo com informações da Ecovia, concessionária que administra este trecho da rodovia. Um trânsito normal, de acordo com parâmetros da concessionária, é em torno de 600 veículos/hora. Apesar disso, nenhum incidente grave foi registrado e, mesmo com intenso movimento, o trânsito fluiu dentro da normalidade.
Já na chegada às praias, na PR-407, o grande acúmulo de veículos que rumavam aos balneários de Pontal do Paraná causou congestionamento, deixando o trânsito bastante lento até as 13h. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRF), no período da tarde, o trânsito voltou a fluir bem e nenhum acidente sério havia sido registrado. Na BR-277, o fluxo também diminuiu um pouco no período da tarde, caindo para uma média de 1.600 veículos/hora. A expectativa da Ecovia era de que, até a noite de ontem, mais de 65 mil veículos teriam passado pela estrada rumo ao litoral do Estado.
Mas a situação mais grave era a da BR-376, que liga Curitiba a Florianópolis. Um acidente envolvendo três caminhões (um dos condutores, Nilo Krüger, ficou ferido e foi encaminhado ao Hospital Angelina Caron), no quilômetro 653, sobre a represa da Vossoroca, por volta das 6h da manhã, bloqueou parte da pista e causou um congestionamento de mais de 20 quilômetros. O trânsito foi liberado totalmente às 8h30, mas, devido ao acúmulo de veículos praticamente parados durante todo esse tempo, o tráfego era muito lento e, quem pegou a estrada à tarde, não conseguia desenvolver velocidade superior a 60 km/h.
Também na BR-376, no quilômetro 631, em frente ao Posto Tio Zico, próximo a Joinville (SC), um atropelamento deixou uma vítima fatal. Um andarilho de aproximadamente 40 anos, sem documentos, foi atropelado por um carro. O homem vestia calça de brim azul, camiseta azul e calçava apenas um tênis All Star preto. O corpo foi levado ao IML de Curitiba, onde aguarda por identificação.
Outro atropelamento, também fatal, ocorreu na BR-476 -Contorno Sul, quilômetro 585, às 7h e vitimou Donizeti de Oliveira. Ele foi atropelado pelo Gol placa AGI-2508, conduzido por Valdecir das Neves, 35 anos. O motorista explicou que o acidente ocorreu quando ele ultrapassava um caminhão, que andava devagar pela pista da direita, quando, quase ao final da ultrapassagem, repentinamente viu o corpo em cima do carro dele, sem tempo de freiar.
Algumas testemunhas, conhecidas da vítima, se contradisseram sobre o que Donizeti fazia na beira da pista. Uns contaram que ele seguia para o trabalho e outros afirmaram que o homem havia acabado de sair de um bar.