Fogos para festas de fim de ano são apreendidos

Policiais da Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (Deam) apreenderam 90 caixas de fogos de artifício em um caminhão sem alvará para transporte de fogos. O produto foi apreendido, na sexta-feira (9), em um posto de combustível em Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba, e seria levado a uma loja de fotos de artifício na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Segundo a polícia, as investigações, comandadas pelo delegado-titular da Deam, Roberto Heusi de Almeida Júnior, começaram com uma denúncia anônima. Os policiais flagraram uma caminhonete Sprinter, branca, parar ao lado de um caminhão, de onde o motorista transferiu algumas caixas de fogos de artifício.

O caminhão foi abordado e descobriu-se que o caminhoneiro não tinha alvará de transporte do material. Outra equipe da Deam seguiu a caminhonete, que descarregou os fogos na loja da CIC. Os suspeitos foram encaminhados até a delegacia onde assinaram termo circunstanciado por transportar explosivos sem o devido alvará.

Esquema

De acordo com a polícia, por causa da fiscalização, algumas empresas que não possuem alvará para o transporte de fogos de artifício, tiram as placas de identificação dos caminhões e deixam a carga na Região Metropolitana de Curitiba, onde os comerciantes buscam suas mercadorias sem gerar suspeitas.

“Com a chegada das festas de fim de ano, a fiscalização aumenta para evitar a venda e o transporte clandestino de fogos de artifício”, afirma o delegado. Ele também pede que a população que adquire tais produtos, compre apenas em lojas legalizadas. “Geralmente nos locais de venda clandestina, os produtos são mal-armazenados, o que pode ocasionar acidentes, tanto pelo armazenamento, quanto pela qualidade dos produtos”.

Quem tiver denúncias deve ligar na delegacia no telefone (41) 3883-7131. Não há a necessidade de se identificar.