Policiais rodoviários federais prenderam na noite de sábado (04) dois homens com um equipamento utilizado em golpes contra clientes de bancos. A dupla estava em um Honda Civic, que foi abordado em frente ao Posto Taquari, no quilômetro 56 da BR-116, em Campina Grande do Sul.

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Logo que foram abordados, os dois homens, de 29 e 39 anos, acabaram contando aos policiais que em um compartimento escondido do veículo, acessível apenas pelo porta-luvas, estava um aparelho telefônico que simula um interfone.

Os policiais gravaram a conversa com os rapazes e um deles contou que o equipamento é usado para simular atendimento dos bancos quando os clientes enfrentam algum problema ao usar um caixa eletrônico.

Com a dupla foram apreendidos três celulares, um notebook – cuja senha eles disseram desconhecer – e cerca de R$ 2 mil em dinheiro. A equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) encaminhou os presos, com o que foi apreendido, à Delegacia de Campina Grande do Sul.

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O golpe

Dentro do falso interfone encontrado com os rapazes, havia um telefone celular, que estava conectado ao aparelho. De acordo com a PRF, além de instalar o falso interfone, os bandidos também colocam uma frente falsa acoplada ao caixa eletrônico, que faz o cartão travar após ser inserido dentro do caixa.

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Com o cartão travado, a pessoa é induzida a usar o falso interfone e é aí que o golpe acontece. Este tipo de golpe é bem conhecido em São Paulo, estado de origem dos dois presos.

Em detalhes, o próprio preso explicou aos policiais como fazia o trabalho e como aplicava o golpe: “Vou à sala de autoatendimento, coloco o falso interfone lá. A pessoa vai usar o caixa eletrônico e trava o cartão. Eu atendo o telefone e ajudo a pessoa, que passa os dados para nós, e a gente e retira o dinheiro, sem que ela saiba”, explicou.

Os clientes não percebem que estão conversando com alguém que não é funcionário do banco, pois os bandidos são especializados nesse tipo de golpe e pedem vários dados pessoais, entre eles a senha do cartão.

A dica da polícia para evitar o prejuízo no bolso, é usar o próprio aparelho celular e buscar, se possível, o telefone do atendimento do banco pela internet. Em Curitiba, clientes que perceberem que caíram em algum tipo de golpe como este podem entrar em contato com a Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas, pelo telefone 3261-6600.