Átila Alberti
Os CDs e DVDs piratas eram distribuídos em locadoras.

Uma pessoa foi presa e grande quantidade de DVDs e CDs piratas foram apreendidos em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, no último sábado. De acordo com a polícia, os produtos ilegais foram encontrados em um galpão localizado na Rua Malta, 13, bairro Nações, onde funcionava uma espécie de ?fábrica? destes produtos.

continua após a publicidade

Martin de Oliveira, 36 anos, foi detido quando saía de casa para fazer uma entrega de mais de três mil DVDs e cerca de mil CDs piratas. De acordo com o superintendente da delegacia de Fazenda Rio Grande, Valdir Bicudo, a polícia já investigava o comércio ilícito na cidade há 15 dias. Com isso, os policiais localizaram Oliveira, que seria o fornecedor dos produtos para os vendedores ambulantes do município. De acordo com Bicudo, o rapaz agia há cerca de um ano, e no início, tudo vinha do Paraguai. Com o passar do tempo, explicou o superintendente, Oliveira passou a fabricar o produto em seu barracão. No local, ele reproduzia os CDs e DVDs e imprimia toda as capas e encartes nas impressoras. Ainda segundo Bicudo, ele possuía um equipamento capaz de fazer, em duas horas, pelo menos mil CDs e DVDs.

No galpão, a polícia encontrou pelo menos 11 gravadores para CDs, 18 para DVDs, 3.100 discos de DVDs, 1.130 discos de CDs, 95 fitas-cassete, 45 mil capas de DVD e de CD, uma guilhotina, pelo menos seis impressoras (usadas para imprimir capas), dois gabinetes de computador completos, muitos cheques, R$ 863 em dinheiro, um veículo Gol (placa AHK-5367), entre outros produtos. Pela quantidade, a polícia acredita que Oliveira vendia não só para as locadoras de Fazenda. ?Vamos investigar a possibilidade de ele estar vendendo para as locadoras de Curitiba também?, disse Bicudo. Oliveira poderá pegar de dois a quatro anos de prisão, com base na Lei 10695, dos Direitos Autorais. A lei substitui o artigo 184 do Código Penal (cujo tema é violação dos direitos autorais), que previa detenção de três meses a um ano, ou multa. O rapaz está preso na delegacia de Fazenda Rio Grande. 

continua após a publicidade