Três homens armados e duas mulheres aterrorizaram uma família em São José dos Pinhais e torturaram um aluno da Polícia Militar em Curitiba na manhã de hoje, mas foram localizados e presos antes que pudessem fazer novas vítimas.
Às 4h30, um dos assaltantes entrou pela janela do banheiro da humilde casa da família Fernandes, que fica no final da Rua Antônio Gazola, na Colônia Rio Grande, em São José dos Pinhais. Todos estavam dormindo.
‘Quando eu vi um já estava lá dentro e rendeu a minha esposa, me empurrou para o quarto, e abriu a porta para que os outros entrassem‘, conta o pedreiro Lucas Augusto Fernandes, dono da casa. Pouco mais de 15 minutos depois da entrada dos três homens, as duas mulheres chegaram.
De acordo com Lucas, a quadrilha ficou mais de uma hora dentro da residência. Todos os cômodos foram vasculhados. Enquanto uns ocupavam a casa, outros agrediam violentamente o pedreiro a socos e chutes, perguntando por armas e dinheiro. ‘Eles agiram como se fossem visitas. Requentaram o feijão, comeram tudo o que tinha na panela, a nossa carne, e fritaram até ovo. Também vimos eles fumando crack‘, afirma.
Os assaltantes pegaram liquidificador, batedeira, os refrigerantes comprados para a festa de aniversário do filho pequeno de Lucas e até brinquedos das crianças, como um helicóptero e um carrinho de controle remoto, colocaram no porta-malas do Ford Ka da família, e fugiram. Vizinhos ouviram os ladrões reclamando que o carro era muito pequeno, e que por esse motivo eles não poderiam levar mais pertences da casa.
Moto
O bando seguiu na direção de Curitiba. Na Linha Verde eles abordaram um rapaz em uma moto Yamaha Teneré, sem saber que ele era aluno soldado da Polícia Militar e que estava a caminho da Academia de Polícia, no bairro Guatupê, em São José dos Pinhais.
João Maria Batista Rodrigues, 34 anos, saiu do Ford Ka e ocupou a moto. Os comparsas dele colocaram o aluno dentro do carro, e seguiram com ele até duas agências bancárias, onde ele foi obrigado a fazer saque da máxima quantia em dinheiro permitida no caixa eletrônico.
Uma pessoa que testemunhou o roubo avisou a Polícia Militar, e várias equipes do 13º e do 20º Batalhão trabalharam em conjunto para procurar o carro e a moto. João Maria foi preso ainda com a Teneré minutos depois, quando retornava para a Linha Verde. Com ele foi apreendido um revólver calibre 38.
No bairro Caximba foram presos dentro do Ford Ka Marjori Sabrina Oliveira, Daiana da Silveira e Jacks de Souza Giacomussi, todos com 21 anos, além de Elizeu Nehring, 29. Eles portavam duas pistolas calibre 7.65 e tentaram fugir da polícia, mas bateram o carro. Elizeu se feriu e teve de ser medicado em um hospital. Todos foram encaminhados à Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos.
No local em que eles foram presos, de acordo com o Tenente Toaldo do 13º Batalhão, um Stilo e um Corsa roubados foram recuperados pela polícia em 29 de dezembro. ‘Acreditamos que eles podem fazer parte de uma quadrilha que rouba carros em várias localidades, há bastante tempo‘, afirma o tenente.