A família do estudante Rafael Zanella – morto durante uma abordagem policial há seis anos – lembrou o aniversário do rapaz na noite de sábado. Ele estaria completando 26 anos. Parentes e amigos, reunidos na casa dos pais de Rafael, no bairro Santa Felicidade, levaram chocolates e doces que serão encaminhados para crianças de duas creches da cidade.
A iniciativa foi da mãe do estudante, Elizabeta Zanela, que repete o ritual todos os anos. “Sempre comemorei o aniversário do Rafael quando ele estava vivo, e agora faço isso como uma homenagem, pois acho que é uma maneira de manter a lembrança dele sempre viva”, diz Elizabeta. Para ela, essa atitude também ajuda a relembrar o fato, fazendo com que o crime não caia no esquecimento.
Rafael Zanela foi morto próximo a sua casa, no bairro Santa Felicidade em maio de 1997. Ele foi abordado por policias civis que realizavam uma suposta blitz, e quando estacionava o carro, foi atingido por um tiro na cabeça. Os policiais colocam drogas e armas na carro do rapaz para tentar incriminá-lo, porém a situação foi desmascarada durante as investigações. Das seis pessoas envolvidas no crime, três foram condenados e os outros continuam desempenhando normalmente suas funções dentro da polícia.