Rodrigo José Luiz, 22 anos, enganou várias vítimas passando-se por policial do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). Ele obtinha dinheiro prometendo resolver pendências junto ao Detran. A farsa foi descoberta na semana passada, e o acusado foi preso por policiais do próprio BPTran, sendo levado à Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas, que tenta localizar suas vítimas.

continua após a publicidade

De acordo com o tenente Rodrigo, do BPTran, o detido se fazia passar por homônimo seu, usando inclusive a patente de tenente. Abordava suas vítimas em locais públicos da região central, como bares, shoppings, hospitais e terminais de ônibus, afirmando que, como policial do BPTran, poderia cancelar multas e pontos de carteiras de habilitação. Fazia uma cena, levando as vítimas a lan houses, onde, pela internet, consultava pontos das habilitações e multas. Depois cobrava entre R$ 100,00 e R$ 200,00 pelo serviço e mandava as vítimas comparecerem à sede do BPTran no dia seguinte, para concluir o assunto.

Investigações

Vítimas começaram a procurar o verdadeiro tenente Rodrigo, no BPTran, fazendo com que a farsa fosse descoberta. Terça-feira passada, o suspeito foi encontrado em frente ao Hospital de Clínicas. Aos policiais, ele confessou o crime. Ele morava em Paranaguá e vinha a Curitiba para enganar as vítimas. Quatro delas já estiveram na delegacia para depor contra o estelionatário, que por não ter sido pego em flagrante, foi ouvido, indiciado e liberado.

A polícia alerta que ninguém está autorizado a eliminar pontos de carteira de habilitação nem cancelar multas, muito menos a prestar estes serviços nas ruas. Para resolver estes assuntos, os motoristas devem procurar diretamente as sedes das autoridades de trânsito.

continua após a publicidade