Com a prisão de Rafael de Oliveira Miguel, 24 anos, a polícia acredita de ter dado um duro golpe nas quadrilhas especializadas em roubo de veículos. O rapaz é apontado como um dos principais falsificadores de documentos e também adulterava chassis e placas de veículos em Curitiba e região metropolitana.
Com o suspeito, detido em Colombo, a polícia apreendeu um carro, uma motocicleta e diversos documentos falsificados.A Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) já estava há mais de um mês atrás de Rafael.
“Recebemos denúncia que ele era responsável por ‘esquentar’ veículos roubados, a partir da adulteração dos sinais identificadores e de documentos”, disse o delegado Silvan Rodney Pereira. A suspeita é que Rafael encomendava os veículos e, depois de adulterá-los para que parecessem “normais”, passava-os adiante.
Detenção
No início da semana, os investigadores descobriram que o rapaz estava circulando pelo Atuba, em Colombo, num Peugeot preto. Ele foi localizado e apurou-se que o carro estava com chassi adulterado e placa fria. Na casa de Rafael, a polícia encontrou uma motocicleta roubada e a “fábrica” de documentos que ele mantinha.
“Ele não mexia apenas com veículos. Também produzia documentos pessoais, carteiras de habilitação, comprovantes de residência”, contou Silvan. De acordo com o delegado, Rafael agia em casa, tinha domínio dos programas que usava e elaborava documentos muito semelhantes aos verdadeiros.
A polícia acredita que o detido mantinha contato com várias quadrilhas de Curitiba e região metropolitana e que sua prisão irá atrapalhar o esquema dos marginais. Rafael foi autuado por estelionato, receptação, falsidade ideológica e uso de documento falso.