A quadrilha de ladrões de carros perseguida pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), há mais de 15 dias, teve um suspeito de integrá-la abatido em confronto, e três presos, no início da noite de ontem. Gilson Ramos dos Santos, 33 anos, que já foi religioso, mas há três anos passou para o outro lado e virou assaltante profissional, morreu dentro de uma residência na Rua João Antunes de Lara, Cachoeira, Almirante Tamandaré. Era a terceira tentativa da polícia de pegar o grupo.

continua após a publicidade

Na segunda-feira à noite, o confronto aconteceu na Vila Torres, mas os bandidos fugiram em uma Fiorino, abandonada de madrugada no Parolin. Segundo a polícia, Gilson foi baleado, mas conseguiu fugir. Ontem, os policiais descobriram que a quadrilha estava instalada em uma casa no Cachoeira e, por volta das 14h, invadiram o local. Os quatro bandidos pularam muros e correram pelos telhados da vizinhança.

Tentaram se passar por moradores, mas com ajuda da população, os policiais conseguiram deter três deles sem nenhum disparo. Porém, foram avisados que Gilson tinha feito refém dentro de uma das casas. Quando um dos policiais ficou frente a frente, ele apontou a arma para a vítima. “O policial tentou negociar, mas Gilson ameaçou atirar. O policial disparou primeiro, matando-o. O refém começou a fazer oração, agradecendo por ter sido livrado”, descreveu o delegado Leonardo Carneiro do Cope. No fim da ação, a população aplaudiu a polícia.

Conhecido

continua após a publicidade

Gilson foi detido outras vezes por roubo. Em 2011, por roubar cerca de R$ 300 mil de duas igrejas adventistas, com três comparsas. Ele havia trabalhado para a instituição até 2010 e planejou o assalto. Solto meses depois, voltou para a cadeia em outubro do ano passado, por roubar carros de luxo, e já estava solto.

Segundo o delegado Leonardo, ele era um dos cabeças da quadrilha. “Roubavam veículos e deixavam em estacionamentos públicos para ‘esfriar’. Prendemos dois integrantes na semana passada, depois de uma troca de tiros no Centro Cívico. Desde segunda, estávamos atrás dos remanescentes do bando’, explicou o delegado. Com os presos foram apreendidas armas e uma farda da Polícia Militar. O trio e apreensões serão apresentados hoje no Cope.

continua após a publicidade

Veja mais imagens e também mais detalhes no vídeo.