Baleado três vezes, em tentativa de assalto, o ex-prefeito de Curitiba Saul Raiz, 83 anos, ainda teve forças para dirigir até o Hospital São Vicente. De lá, foi encaminhado ao Hospital Evangélico, onde está internado na UTI.
Eram por volta das 17h de sábado, quando ele deixava a construção de um de seus imóveis, na Rua Visconde de Nácar, Centro. A caminhonete de Raiz já estava ligada e o bandido, de 1,80 metro, magro, pele clara, armado com um revólver, anunciou o assalto. Segundo a polícia, o ex-prefeito acelerou o veículo, e foi baleado no braço e duas vezes nas costas.
Transferência
Como o São Vicente não conta com pronto-socorro para feridos nem ambulância, segundo nota do hospital, o manobrista do estacionamento dirigiu o carro da vítima até o Evangélico. Segundo os médicos, ele estava consciente e o quadro de saúde é estável. Amigos disseram que Raiz tem um estilo de vida saudável e faz exercícios físicos regularmente, o que lhe teria conferido maior resistência.
Policiais da Delegacia de Homicídios e do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) acompanharam o caso e as investigações devem ficar com a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos.
Vida política
Filho de poloneses, Raiz estudou urbanismo na França. Tornou-se prefeito de Curitiba em 1975, por indicação do governador Jaime Canet Júnior e aprovação dos deputados estaduais da Arena. Ficou no cargo até 1979. Trabalhou na remodelação da cidade durante a gestão de Bento Munhoz da Rocha na década de 1960 e em 1982 se candidatou a governador do Paraná, sendo derrotado por José Richa.