Dois assaltantes – um deles, especializado em roubar caminhões – foram presos anteontem por policiais militares do 17.º Batalhão da PM, em São José dos Pinhais. Eles foram reconhecidos por uma vítima, que viu a dupla no terminal Afonso Pena e acionou a PM. No dia 19 de junho, Cláudio Martins Coelho, de 27 anos, e Carlos de Lara Novaes, 34, tomaram em assalto o caminhão Mercedes Benz placa KBS-2952. Foi o dono deste veículo quem os viu no terminal de ônibus de São José. Um terceiro integrante da quadrilha, identificado como “Alemão”, também participou do assalto, mas ainda está foragido.
Ao serem detidos, os assaltantes portavam uma pistola Taurus calibre 380. A PM levantou a ficha dos dois e descobriu que Carlos Novaes é foragido da Colônia Penal Agrícola (CPA). Ele foi condenado seis vezes – todas pelo mesmo crime, assalto. Novaes, que é de São Paulo mas há muitos anos vive em Curitiba, disse aos policiais que sua “especialidade” é “puxar” caminhões. Ele recebia cerca de R$ 5 mil por cada veículo roubado. O comparsa dele, Cláudio Coelho, também de São Paulo, responde a um inquérito por receptação naquele Estado.
Telefonema
Enquanto os dois eram detidos pela PM, o celular de Novaes tocou. Os policiais mandaram que ele atendesse e monitoraram a ligação. Era o terceiro comparsa, “Alemão”, telefonando da cidade de Maringá. “Acionamos a polícia de lá e logo este cidadão também será preso”, informou um policial. Novaes disse que o destino dos caminhões roubados é o desmanche ou o Paraguai. Novaes e Coelho foram encaminhados à delegacia de São José dos Pinhais.