Apesar de a Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp) ter dado prazo até ontem para que o governo do Paraná autorizasse a ida dos policiais militares que atuam na Força Nacional de Segurança Pública aos Jogos Pan-Americanos, que acontecem a partir da próxima sexta-feira, no Rio de Janeiro, o governador Roberto Requião (PMDB) só deve assinar a permissão hoje. A Senasp informou que já adiou as passagens duas vezes por causa da demora. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) afirmou que, mesmo com o atraso, não haverá problemas no embarque.
A Sesp explicou que a demora na autorização aconteceu porque a lista de policiais repassada pela secretaria nacional não estava correta e tinha, inclusive, nomes de policiais aposentados. A secretaria estadual tem 24 nomes de policiais na lista para receber liberação do governador hoje e dois cães farejadores. A Sesp informou que outros 37 PMs, cinco policiais civis e dois peritos criminais já estão no Rio.
A Força Nacional de Segurança Pública é uma tropa de elite do governo federal, convocadas para resolver situações nacionais de emergência. O Paraná tem pouco mais de cem policiais integrantes. No caso do pan, o governo federal pediu que eles se candidatassem voluntariamente.