Oferta de emprego com salário de R$ 850, vale-transporte, vale-refeição e plano de saúde para quatro pessoas é uma proposta tentadora. Tanto que tem levado várias pessoas a caírem no golpe do falso emprego. Somente no 7.º Distrito Policial (Vila Hauer), quatro vítimas registraram queixa, mas estima-se que dezenas de pessoas já tenham sido ludibriadas.
O primeiro passo dos golpistas foi espalhar cartazes pelo centro com ofertas de empregos, como de secretária e recepcionista. Quando o interessado ligava para o número indicado, era convidado a ir até a empresa, na Rua Carlos Essenfelder, Boqueirão. Lá, entregava seu currículo e fazia um teste. Depois de dez minutos, o ?funcionário? dizia que o candidato estava aprovado mas que precisava pagar R$ 50 para fazer o curso para assumir a função. A empresa que iria contratá-lo pagaria o resto do curso.
Fantasma
Dinheiro entregue, a vítima era orientada a ir na Rua Dr. Muricy para fazer o curso. Quando chegava ao local, encontrava uma faculdade no lugar da empresa. ?Uma das vítimas nos contou que, quando foi até a faculdade, havia dezenas de pessoas atrás do responsável pelo ?curso fantasma??, disse o delegado.
Na última quinta-feira, os policiais apreenderam documentos de várias vítimas e até mesmo notas promissória dadas por elas, no endereço do Boqueirão. ?Os donos do esquema não foram encontrados. A casa, onde funcionava a empresa, está fechada?, relatou o delegado, que continua as investigações para apurar o paradeiros dos golpistas.