O corpo de Daiane de Jesus Souza, de 15 anos, foi encontrado por guarda-vidas ontem à tarde, por volta das 18h, no Balneário de Betaras, em Matinhos, litoral do Paraná.
A jovem havia desaparecido no mar no sábado pela manhã, no Balneário Albatroz, também em Matinhos. Betaras fica a cerca de 1,4 km de onde ela se afogou.
Moradora do bairro Xaxim, em Curitiba, Daiane foi para a praia na sexta-feira passar férias. Segundo o Corpo de Bombeiros, ela entrou no mar com mais três pessoas e foram surpreendidas por uma corrente marítima que as arrastou.
Logo em seguida a família da vítima chamou os guarda-vidas de um posto localizado a cerca de 900 metros do local do afogamento. Desde a manhã de sábado os guarda-vidas utilizavam duas embarcações e um helicóptero nas buscas.
Perigo
Os bombeiros salientaram que o local do afogamento foi entre postos, ou seja, não contava com guarda-vidas em monitoramento. Por isso, a orientação é sempre tomar banho em locais monitorados, pois assim o salvamento é rápido e evitam-se tragédias.
Também é recomendável sempre perguntar aos guarda-vidas qual o melhor local para banho no dia, pois as correntes mudam com freqüência. Evitar bebidas alcoólicas antes de entrar no mar, além de não nadar à noite ou próximo a pedras e embarcações são outras recomendações importantes. Na temporada de verão do ano passado os bombeiros registraram 25 mortes por afogamento em todo o Paraná em praias, rios e lagos, sendo 14 no litoral.
Naufrágio
Uma embarcação de porte médio afundou, por volta das 15h de ontem, nas proximidades da Ilha do Teixeira, na Baía de Antonina, litoral do Paraná. Segundo o Corpo de Bombeiros, os quatro ocupantes não se feriram e foram salvos por uma lancha de buscas.
Os ocupantes de uma embarcação que passava nas proximidades fizeram o contato com os bombeiros. Ainda de acordo com os bombeiros, o barco começou a afundar devido a uma ruptura no casco. A embarcação de madeira saiu de Paranaguá com destino à Ilha de Guararema. O objetivo era entregar mantimentos no local.