Uma vingança, motivada por negócios mal sucedidos, pode ter sido o motivo do assassinato de João Toporoski, 53 anos. A partir de depoimentos colhidos ontem, na delegacia de Pinhais, os investigadores apuraram as características do suspeito e levantaram algumas hipóteses para o crime. A principal pista para a execução do empresário está em um anúncio na seção de classificados de um jornal da capital, encontrado no carro da vítima.
De acordo com o superintende Barbosa, um funcionário da revendedora de veículos contou ter presenciado várias discussões entre o empresário e clientes insatisfeitos. Muitas vezes, ao regularizar a documentação, o comprador era surpreendido por uma relação de multas. Ao retornar à revendedora e pedir o ressarcimento do valor das infrações, João negava-se a negociar. Por este motivo, o empresário teria se desentendido com vários clientes. A polícia acredita que alguma dessas pessoas pode ter matado o homem.
Suspeito
Um detalhe que está sendo investigado é um anúncio em um jornal, que João havia grifado, e estava no banco de trás do Kadett que ele dirigia. Os investigadores acreditam que o empresário foi atraído pela oferta, já que levava consigo R$ 30 mil em dinheiro e outros R$ 115 mil em cheques.
Quanto à autoria, os investigadores já apuraram as principais características do suspeito. Trata-se de um rapaz que foi visto andando pela região, pouco depois de o empresário ser encontrado morto. Ele aparentava ter 20 anos, era moreno-claro, e estava bem vestido, trajando camisa branca e sapato preto. ?O rapaz foi visto passar tranqüilamente pelo carro de João. Outra pessoa teria se assustado e acionado a polícia?, deduziu o policial. Este homem teria ido junto com o empresário até Pinhais. ?Provavelmente, o autor do crime tentou matar João com uma faca, e, para se defender, o empresário teria sacado uma arma. Neste momento o homem conseguiu tomar o revólver e atirar?, finalizou Barbosa.
A execução aconteceu por volta das 11h de domingo em Pinhais. João foi encontrado morto com um tiro na cabeça, dentro do veículo Kadett, placa ANT-1947.