Poucas horas em liberdade foram suficientes para que dois homens arquitetassem outra ação criminosa e, para infelicidade deles, retornassem para o xadrez. Roberto Costa Valle e Alexsandro Moreira foram detidos ao meio-dia da última sexta-feira e apresentados ontem à imprensa na Delegacia de Furtos e Roubos.
De acordo com o delegado Rubens Recalcatti, por volta das 7h do dia 5, os dois homens receberam autorização para sair da Colônia Penal Agrícola (CPA), onde estavam retidos, para visitar familiares. Entretanto, ao invés disso, resolveram arquitetar um plano e assaltar. Às 10h30, a dupla já estava com uma motocicleta DT 180, cor branca, em frente a agência bancária do HSBC, no Alto da XV, realizando levantamento de clientes que entravam no estabelecimento. Os marginais notaram que uma senhora sacou R$ 5 mil e, como viram o carro que ela havia chegado no banco, foram até ele e cortaram dois pneus, utilizando uma lâmina.
Perseguição
Roberto e Alexsandro esperaram a vítima sair com o carro e passaram a seguí-la. A empresária, que possui uma loja nas proximidades, notou a ação dos marginais e, mesmo estando com os pneus esvaziados, não parou. Ao chegar em sua loja acionou a polícia contando a história. O fato foi repassado a outras unidade via central de rádio e a comunicação foi ouvida pelo investigador Hélcio Piasseta. Como trafegava pelas imediações buscando informações sobre um outro roubo, ele passou a procurar o veículo suspeito. Na Rua Padre Germano Mayer, o policial cruzou com a referida motocicleta e passou a acompanhá-la. O condutor da moto acelerou o veículo e tentou fugir. Nesse instante, o delegado Thompson também passava pelo local e ajudou na detenção dos marginais.
Durante a perseguição, a dupla caiu da motocicleta e foi presa. Encaminhados à DFR, os marginais foram reconhecidos pela vítima e autuados por tentativa de roubo pelo delegado Recalcatti. O delegado contou que ambos possuem antecedentes criminais, principalmente Roberto: por porte ilegal de arma, roubo, furto, falsidade ideológica, trafico de entorpecentes, ameaças e homicídio. Já Alexsandro por furto, roubo e adulteração de veículo.