Ao tentarem escapar de uma perseguição policial, após tomar um caminhão em assalto, dois homens se envolveram em um acidente. Um deles, Edimilson Fabiano Cubas, 27 anos, foi preso. O outro, identificado apenas como Willian, conhecido por "X-Man", conseguiu escapar. Edmilson foi conduzido pelos policiais à Delegacia de São José dos Pinhais, onde foi autuado por roubo.
Dois homens entraram em contato com o proprietário do caminhão e avisaram que precisavam de um frete, para uma carga de madeira. Após acertarem o preço, marcaram um encontro na Vila Hauer. O motorista foi rendido e obrigado a acompanhar os marginais, que seguiram pela BR-116, Contorno Leste. Porém uma pessoa viu o roubo e acionou a Polícia Militar. PMs do 17.º Batalhão, receberam o alerta e acabaram deparando com o veículo. Houve perseguição e Edmilson, que conduzia o caminhão, perdeu o controle e se chocou contra o canteiro central. Após o acidente, os dois tentaram escapar. Willian se embrenhou no matagal e não foi localizado. Edmilson não teve a mesma sorte do comparsa e foi apanhado.
Após a prisão, ele confessou que Willian foi quem contratou a vítima para fazer o frete, mas o plano era tomar o caminhão em assalto. Na seqüência, eles pretendiam entregar o veículo para um homem conhecido como "Faustão", que estava aguardando em um posto de combustível, situado no Contorno Leste. Pelo "serviço", Edimilson iria receber R$ 1.500,00.