Dois jovens foram detidos na noite de domingo por policiais militares da Operação Verão, em Matinhos, quando tentavam pagar suas despesas em uma lanchonete com uma nota de R$ 50,00 falsa. De acordo com a PM, Edilson Peruceli, 28 anos e Ricardo Luiz Brandão Júnior, 19, foram pegos na Avenida Juscelino Kubistchek. Durante a revista, a polícia encontrou outras 21 notas falsas do mesmo valor em posse da dupla. Eles confessaram que já haviam repassado no comércio da cidade outras tantas cédulas “frias”.
Presos em flagrante, os jovens foram conduzidos à delegacia da Polícia Federal, em Paranaguá. As notas apreendidas foram compradas pelos indivíduos por um valor bem inferior, mas a origem do dinheiro falsificado não foi informado. Esse foi o primeiro caso do gênero registrado pela PM desde o início da Operação Verão.
Comércio
O derrame de notas falsas no litoral é bastante comum nesta época do ano e por esse motivo a Polícia Militar faz um alerta os comerciantes para que prestem bastante atenção no dinheiro que está sendo repassado. “Eles devem verificar a textura, coloração do papel e também a marca d’água que existe na nota”, explica o tenente Capelli. Segundo ele, nesta época devido ao grande movimento no comércio, os golpistas aproveitam para fazer a lavagem do dinheiro falso. “Na pressa de atender os veranistas, os comerciantes muitas vezes não tomam o cuidado necessário e acabam sendo lesados”, adiantou o policial. Ele ressaltou que os casos de circulação de dinheiro falsificado no litoral ocorrem todos os anos, principalmente