A Receita Federal do Brasil, em apoio à Operação Fronteira Sul, fez fiscalizações na manhã desta segunda-feira (7) na praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu. Por volta das 6h da manhã, os servidores abordaram um ônibus linha Foz do Iguaçu (PR) a Porto Alegre (RS) e flagraram dois homens, de 24 e 28 anos, transportando 1 Kg de crack.
Cada um deles estava com 500 gramas da droga escondida na região genital. De acordo com os dois homens, eles compraram o crack no Paraguai e trouxeram ao Brasil a pé, atravessando a Aduana. Os dois presos são residentes na cidade de Teotônio (RS). Em função do tráfico internacional de drogas, os responsáveis e a droga foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu.
Com relação à Operação Pôr do Sol, realizada no sábado, os trabalhos de fiscalização aconteceram das 17h do dia 5 até 1h da manhã do dia 6. Houve fiscalização de 100% dos ônibus que atravessaram a fronteira, num total de 62 veículos. Quanto aos respectivos passageiros, foram realizados mais de 1700 registros no sistema de controle da cota de isenção, além da lavratura de 25 termos de retenção de mercadorias para o pagamento dos impostos incidentes.
A operação será realizada todos os sábados por tempo indeterminado e tem por alvo os ônibus de turismo, provenientes de outras cidades brasileiras, que adentram o Paraguai através da Aduana da Ponte Internacional da Amizade. O número desses ônibus praticamente triplicou a partir do mês de março. Até então, eram registrados em torno de 40 veículos aos sábados (dia de maior movimento na ponte).
A partir daí, o número saltou para uma média de 110. Considerando a divulgação antecipada da Operação, neste último sábado houve a diminuição do número de ônibus que efetivamente atravessaram a fronteira.