Após aterrorizar o bairro do Cajuru e áreas próximas cometendo assaltos e baleando um casal de namorados, Ademir Pereira dos Santos, 22 anos, e João Batista de Lima, 19, foram presos no final da noite de domingo por policiais do Regimento de Polícia Montada (RPmont) após uma perseguição. Com os dois foram apreendidos um revólver calibre 38, série especial, que havia sido furtado de um vigilante, durante outra possível ação da dupla. Os assaltantes foram reconhecidos pelas vítimas, presos e autuados em flagrante pelo delegado Gerson Machado, do 6.º DP (Cajuru).
De acordo com o delegado, no final da tarde de domingo, os dois homens, utilizando uma motocicleta CG-125, azul, sem placa, pararam em frente a uma residência na Rua Barreirinha, Vila Centenário, onde estava um casal de namorados. Sem dizer nenhuma palavra, o garupa da moto sacou do revólver e efetuou dois disparos contra os namorados. Os jovens foram feridos nas pernas e encaminhados por familiares para o Hospital Cajuru, onde passaram por uma cirurgia para a extração das balas. Em seguida, a motocicleta saiu em alta velocidade com seus ocupantes dando tiros para o alto.
Por volta das 20h, os indíduos resolveram assaltar o posto de combustíveis localizado na Avenida Comendador Franco. Sem tirar os capacetes, a dupla invadiu o estabelecimento, rendeu funcionários e levou do caixa certa quantia em dinheiro. Insatisfeitos com o montante arrecadado, eles ainda assaltaram um taxista que estava parado nas proximidades do posto. Depois da seqüência de assaltos, os motoqueiros continuaram a circular normalmente pela região. Os golpes renderam 435 reais.
Prisão
Desde a ocorrência dos disparos contra o casal de namorados, a Polícia Militar já estava realizando buscas atrás de Ademir e João Batista. Eles foram localizados por uma viatura do RPMont e ao serem abordados, empreenderam fuga. A PM iniciou uma perseguição e, segundo os policiais, os assaltantes chegaram a disparar dois tiros contra a viatura. Em uma curva na Vila Trindade (Cajuru), a perseguição chegou ao final com a queda da motocicleta dos ladrões.
Encaminhados ao 6.º DP, os dois foram reconhecidos pelas vítimas. Conforme Machado, o assalto contra o posto foi filmado pelo sistema interno de câmeras de segurança e a fita foi encaminhada à Polícia Científica.
A dupla foi autuada por roubo à mão armada e tentativa de homicídio. João Batista também responderá por receptação de arma, pois o revólver que ele portava tem registro de roubo no 12.º DP (Santa Felicidade). O delegado Gerson Machado pede para que o proprietário do revólver n.º de série QG-548026 compareça ao distrito com os devidos documentos da arma para que as investigações sobre outros possíveis crimes cometidos pela dupla tenham continuidade.
Conforme dados da polícia, João Batista já tem passagem pelo 7.º DP (Vila Hauer) por porte ilegal de arma e estava nas ruas desde 14 de dezembro de 2001, graças a um pedido de liberdade provisória.