Uma investigação da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), em parceria com o Núcleo de Repressão aos Crimes Econômicos (Nurce), culminou na maior apreensão de crack do estado, no ano. A droga, que estava escondida numa carreta, abasteceria o tráfico em Curitiba e Região Metropolitana.

continua após a publicidade

O caminhão, carregado de soja, foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal, na tarde de quarta-feira, na BR-277, em Cascavel. Em um fundo falso, foram encontrados 128 quilos de crack, oito de cocaína, duas pistolas calibre 45 e várias munições.

O motorista, Valdinei da Silva Dainese, 27 anos, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Ele alegou não saber que transportava estes materiais. As investigações, entretanto, apontam que Valdinei levaria a droga para ser distribuída na capital. O montante de crack seria capaz de produzir mais de 700 mil pedras, que poderiam render até R$ 6 milhões aos traficantes, sem contar a renda que viria do comércio da cocaína.

O delegado Carlos Daniel dos Reis, da Denarc de Cascavel, afirmou que a apreensão ajuda a reduzir a incidência de outros crimes. “Os usuários de crack acabam não pagando os traficantes, e se envolvem em roubos ou são vítimas de homicídio”.

continua após a publicidade

Em 2011, a Denarc apreendeu no Paraná 2,7 mil quilos de maconha, 62 quilos de haxixe, 246 quilos de cocaína, 360 quilos de crack, 238 comprimidos de ecstasy e 158 pontos de LSD. Foram presos 336 pessoas por envolvimento com o tráfico de drogas.