O novo delegado titular da Divisão Policial do Interior (DPI), Rogério Antonio Lopes, deu, nesta semana, em Curitiba, o primeiro passo do plano de gestão que visa o atendimento nas vinte subdivisões policiais do interior e litoral do Estado. Numa reunião que contou com a presença de todos os delegados subdivisionais, Lopes apresentou o plano de gestão estratégica da DPI. “A implantação das metas de gestão tem por objetivo otimizar os trabalhos da Polícia Civil com ênfase no atendimento de excelência”, explicou o delegado.

continua após a publicidade

Lopes salientou que o objetivo de todo o projeto de gestão é fazer com que o cidadão que for a uma delegacia no Paraná tenha seu pleito atendido e solucionado. “Muitos pensam que a gestão serve apenas para a parte administrativa, mas na parte operacional ela funciona muito bem também”, disse o delegado.

Lopes explicou que reuniões como estas, com os subdivisionais, acontecerão mensalmente na capital, e que o que for discutido em Curitiba será repassado para todas as unidades do interior, através de encontros que os delegados subdivisionais promoverão em suas cidades. “Esse é uma projeto de médio prazo, onde a gestão para se alcançar a excelência é aplicada desde o primeiro atendimento ao cidadão como no processo de investigação, na confecção dos inquéritos e até nas oitivas. É uma projeto de capacitação continuada”, relatou o delegado, salientando que para que isso ocorra há a necessidade do comprometimento com que é estabelecido.

Lopes acredita que gestão é sinônimo de solução. Ele destaca que o projeto otimiza o trabalho a a custo zero. “O problema não é problema. O problema é como abordá-lo. Quando se aborda da maneira certa, se está perto da solução, aí o problema deixa de existir”, salientou o delegado, que há cerca de três anos aplicava projeto parecido na 6.ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu. “A gestão eficiente evita a crise”, salientou.

continua após a publicidade

Lopes destacou que para que o projeto funcione o delegado tem que entender que por menor que seja sua unidade ou por maior que sejam suas dificuldades ele é um gestor.

Na parte final da reunião, os delegados vindos do interior receberam a visita do delegado-geral, Riad Braga Farhat e do delgado -geral adjunto, Luiz Gilmar da Silva.

continua após a publicidade