Doze presos fugiram depois de cerrarem as grades do fundo da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), em Curitiba, na noite desta terça-feira (8). Ainda ontem, dois presos foram capturados nas proximidades da carceragem, localizada na Rua Tamoios, no bairro Vila Izabel, e os outros continuam sendo procurados pela Polícia Militar (PM). A delegacia tem capacidade para abrigar 32 presos, mas no momento da fuga haviam 130 pessoas.
Aproximadamente às 21h30, os presos cerraram a grade que divide os dois setores da delegacia, saíram pela ala B e conseguiram escapar pelo muro dos fundos. De acordo com o delegado Dirceu Shactae, policiais de plantão perceberam a movimentação e conseguiram impedir que mais detentos fugissem. “Não sabemos que material eles utilizaram, mas até com uma lâmina de barbear é possível cerrar as grades já que eles têm todo o tempo do mundo”. No momento, as câmeras de monitoramento passavam por manutenção e estavam desligadas.
Segundo Shactae, as fugas são mais comuns nesta época do ano em razão da proximidade das festividades de Natal e Ano Novo. Além da PM, o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) auxilia nas buscas, que tem foco nos endereços próximos às residências dos familiares dos presos.
Os presos que foram capturados são Erik Henrique Pinheiro e Julio Cezar Leite. Continuam foragidos Ariel Marcelino da Silva Junior, Elissandro de Oliveira, Thiago Israel Ferreira, David de Souza, Marcel Gomes Ribeiro, Maicon Gonçalves, Michel Henrique Wagner, Rafael Garcias Morais, Ricardo de Paula Barbosa e Robson Coradim de Souza.