Na madrugada de ontem, a Polícia Federal (PF) desencadeou a Operação Hermanos, cumprindo, nos municípios de Dionísio Cerqueira (SC) e Barracão (PR), 24 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva expedidos pelas varas federais especializadas em crimes financeiros de Curitiba e Florianópolis.
O proprietário da Agência de Câmbio Labaski, Nilson Paulo Bento, a quem se destinava o mandado de prisão preventiva, foi detido pelos policiais federais. Roberto Carlos Zahilkowicz Rutkowski, dono da casa de Câmbio RCZTur, também foi preso em flagrante, por manutenção de casa de câmbio sem a devida autorização. Barracão e Dionísio Cerqueira fazem fronteira com a cidade argentina de Bernardo de Irigoyen.
A PF apreendeu diversos documentos e computadores, na procura de evidências que comprovem evasão de divisas, câmbio irregular, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Cofres contendo moedas de cinco países também foram apreendidos. Em levantamento parcial da Polícia Federal, foram contabilizados R$ 390.600,00; US$ 143,9 mil, 46,7 mil euros, 131,6 mil pesos argentinos e 25 mil guaranis.
Segundo a PF, a operação teve como objetivo combater uma grande evasão de divisas na região fronteiriça com a Argentina, detectada em investigações de casas de câmbio nas duas cidades. A operação, que contou com a participação de oitenta policiais federais, foi coordenada pelas superintendências regionais do Paraná e Santa Catarina e os trabalhos foram centralizados pela Delegacia da Polícia Federal em Dionísio Cerqueira.