Guarda-vidas estão tendo trabalho dobrado neste Carnaval. |
O Carnaval nas praias do Paraná começou agitado para o Corpo de Bombeiros. No sábado foi registrado o maior número de salvamentos em um mesmo dia nesta temporada (123). Ainda assim, duas pessoas morreram afogadas e outra está desaparecida no mar.
Carlos Alberto Gaesky, 30 anos, desapareceu por volta das 9h10 de sábado em frente a uma placa de perigo no balneário de Riviera, em Matinhos. Ele morava no bairro Campo Pequeno, em Colombo e estava no litoral com um grupo de nove pessoas. não havia sido encontrado até o final da tarde de ontem. As buscas recomeçam hoje de manhã.
No final da tarde de sábado, João de Oliveira, 59 anos, sumiu no mar numa área situada entre dois postos de salva-vidas no balneário de Pontal do Sul, Pontal do Paraná. O homem, que viera com a família de Curitiba e chegara poucas horas antes no litoral, estava acompanhado de duas pessoas quando começou a se debater
na água. Os bombeiros resgataram as duas outras vítimas com vida, mas João afundou. O corpo foi encontrado na manhã de domingo, a dois quilômetros do local do afogamento.
Também no domingo pela manhã, Leandro Mafra, 17 anos, morador de Curitiba, morreu afogado na praia Central de Guaratuba. O adolescente chegou ao litoral na véspera, com um grupo de amigos, e foi resgatado pouco depois de sumir no mar.
Entre os casos de salvamento registrados no sábado, 48% ocorreram nas praias de Pontal do Paraná.
"Em muitas dessas situações as pessoas estavam em visível estado de embriaguez", apontou o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, relações-públicas do Corpo de Bombeiros. Caso seja confirmada a morte de Carlos Alberto Gaesky, será o décimo segundo caso fatal de afogamento na temporada de verão no litoral paranaense.
Tragédia
O mar também trouxe dor para outra família paranaense. No ínício da tarde de sábado, o policial militar Ambrósio Ginko, lotado em Irati, juntava mariscos com a filha Ana Paula Ginko, 6 anos, um filho e um
sobrinho, na praia de São Miguel, em Penha (SC). Mas uma onda forte, repentinamente, lançou todos ao mar. O soldado ainda conseguiu retirar da água os dois meninos, mas ao retornar para salvar Ana Paula uma outra onda jogou os dois nas pedras. O corpo de Ambrósio foi encontrado no mesmo dia por volta das 19h. Até o início da noite de ontem o corpo da menina ainda não havia sido localizado. Era o último dia de férias da família.