Chuvas

Dois homens desaparecem no Rio Barigüi

A Defesa Civil informou na tarde de ontem que o Corpo de Bombeiros procurava dois homens que teriam desaparecido ontem nas águas do Rio Barigui, na Cidade Industrial de Curitiba. As informações são que eles teriam entrado num barco para ajudar a resgatar algumas pessoas que corriam o risco de ficar ilhadas.

No entanto, o barco teria virado e eles não foram mais vistos. Os bombeiros foram comunicados somente na tarde de ontem e iniciaram as buscas. Uma criança de 11 anos morreu, na segunda-feira, ao ser levada pela enxurrada em Almirante Tamandaré,.

Em boletim divulgado às 18h, a Defesa Civil registrou 1.805 pessoas afetadas pelas chuvas em oito municípios, a maioria na região metropolitana de Curitiba. Somente em Almirante Tamandaré, havia 1.503 pessoas com problemas, entre elas 50 desabrigadas.

As chuvas mais fortes foram registradas na segunda-feira. Ontem choveu o dia todo, mas as precipitações foram mais fracas. A previsão é que o tempo comece a melhorar a partir de hoje.

Deslizamento

No bairro Novo Horizonte, em Almirante Tamandaré, as chuvas provocaram deslizamento de terra ontem. Com mais de 50 metros de extensão, o deslizamento atingiu duas tubulações de água da Sanepar, paralisando a distribuição de água na região.

Segundo o órgão público, as condições do solo dificultam o acesso das equipes técnicas para o início a intervenções no local. O Corpo de Bombeiros foi chamado para analisar a estabilidade do solo, juntamente com técnicos da Sanepar.

Prefeito analisa problemas

Flávio Laginski, Roger Pereira

Na Câmara de Curitiba, onde participou, ontem, da abertura dos trabalhos legislativos, O prefeito Luciano Ducci comentou os problemas causados pela chuva de segunda-feira.

“Choveu muito e em pouco tempo. Em menos de seis horas, foi o equivalente a 15 dias. A chuva foi intensa e se mantém”, comentou. Segundo Ducci, a prefeitura vem “trabalhando de forma sistemática” na retirada de lixo dos rios.

“São praticamente 50 toneladas retiradas por mês. Encontramos até sofás, geladeiras e fogões. Temos que trabalhar na educação da população para que não jogue lixo nos rios, porque prejudica a drenagem”, afirmou.

O prefeito ainda destacou a aquisição de quatro novas escavadeiras para os trabalhos de limpeza dos rios, e que está retirando as famílias de locais de risco, como no Parolin, na beira do Rio Barigüi e no Atuba, “para que tenham habitação digna e segura”.

Sindicância na escola

Mara Andrich

Daniel Caron
Alagamento na Caximba.

A Escola Municipal Arco Íris, em Almirante Tamandaré, ficou fechada ontem. A comunidade decidiu suspender as aulas devido ao luto pela morte da aluna Sandra da Luz dos Santos, de 11 anos, na tarde de segunda-feira.

Ela e uma amiga foram levadas pela enxurrada quando saíam da escola. A garota foi socorrida por dois adolescentes e passa bem. Sandra não teve a mesma sorte. O corpo da menina foi encontrado no bairro Jardim Roma.

A prefeitura de Almirante Tamandaré vai abrir sindicância para apurar as circunstâncias em que as diretoras liberam as crianças em dias de chuva. A escola não teve alagamentos, mas em toda a cidade 180 famílias ficaram desalojadas e, aos poucos, voltam para casa.

Prejuízo

Outras 50 famílias ficaram desabrigadas na cidade e perderam tudo que tinham. Apenas uma família, cuja casa desmoronou na região do Tanguá, permanece abrigada numa escola.

Os bairros mais afetados são o Jardim Bonfim, Tanguá, Jardim Alvorada, Pa,rque São Jorge, Jardim Roma, Colônia Prado e Centro. Na manhã de ontem, quatro equipes da Defesa Civil da cidade percorrem os pontos mais atingidos para avaliar riscos de desabamentos.

Em Curitiba, a Defesa Civil atendeu ontem oito famílias com problemas de alagamento no Caximba. Em Campo Largo outras sete famílias estão desalojadas e foram abrigadas na igreja.

A casa foi interditada porque estão em área de ocupação irregular. Segundo a Defesa Civil, outras cidades, como Campina Grande do Sul e Campo Magro tiveram pessoas afetadas pelas chuvas. Em Irati, sete famílias foram afetadas

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna