No primeiro dia de funcionamento das 22 câmeras do novo sistema de monitoramento de Curitiba, dois flagrantes já foram feitos. A tecnologia começou a funcionar, no centro da capital, na última sexta-feira. No mesmo dia, como informou o coordenador de operações da Defesa Social, Wagnelson de Oliveira, uma abordagem foi feita na Rua São Francisco esquina com a Rua Riachuelo: uma moça foi pega com drogas na bolsa. A outra foi durante a noite: um casal suspeito foi observado e verificou-se que se tratava de uma situação de tráfico de drogas. Os três foram encaminhados para delegacia.
De acordo com Oliveira, o maior benefício das novas câmeras instaladas na região central de Curitiba é a segurança preventiva impedir que os delitos aconteçam. ?Esse tipo de abordagem a guarda só pode fazer quando há denúncia. Já com as câmeras, você vai direto ao meliante?, afirma.
Como informou a assessoria de imprensa da Defesa Social, ?as câmeras do centro da cidade têm zoom óptico que variam de 18 vezes a 36 vezes, além de um zoom digital de 12 vezes o que possibilita um acompanhamento direto do que está acontecendo em algumas regiões da cidade?. (NF)