continua após a publicidade

Uma tentativa de fuga na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) foi contornada a bala pelos plantonistas no final da madrugada de ontem. Ninguém saiu ferido, mas a vistoria feita por policiais na carceragem da delegacia, após o fato, revelou os utensílios usados pelos presos para tentar escapar do enclausuramento. Esta foi a segunda tentativa de fuga na DFRV em menos de uma semana.

De acordo com o superintendente Agneles Canalles, por volta das 5h30, presos da ala B, que comporta 37 presos, conseguiram serrar as grades de duas celas e tiveram acesso ao corredor da carceragem. Lá, renderam os dois presos que ficam no corredor e os amarraram. "Assim, os presos impediram que os plantonistas fossem avisados", relatou o policial.

Na seqüência, os detentos serraram outra grade e, quando estavam tentando escapar pela janela, foram surpreendidos pelos plantonistas. Cerca de quinze tiros foram disparados para conter a fuga. Assustados com a intervenção policial, os presos retrocederam e voltaram para a carceragem. Nenhum preso alcançou a almejada liberdade.

continua após a publicidade

Vistoria

Com a chegada do reforço policial, teve início uma revista geral em todas as alas da DFRV. Os 150 presos que superlotam a delegacia foram retirados da carceragem e todas as celas revistadas, numa operação "pente-fino". Entre os objetos e bagulhos guardados pelos detentos dentro do xadrez havia cerca de dez pequenas serras e lâminas utilizadas para "cortar" as grades. Além disso, foram encontrados dois telefones celulares, estoques, grades serradas e pedaços de madeira (utilizados para cavocar paredes). "Temos que ser mais rigoroso na vistoria porque todo esse material recolhido é trazido por parentes dos detentos durante as visitas", explicou o superintendente. Dentro das celas será permitido aos presos apenas guardar utensílios e roupas básicas. "Essa medida é necessária, pois as serras foram encontrados em meio ao apetrechos dos presos", afirmou Canalles.

continua após a publicidade

Plantão

Na madrugada de sexta-feira, outra tentativa de fuga foi registrada na DFRV, no local que abrigava 20 presos. Essa situação também foi contornada pelos plantonistas. Atualmente, a DFRV está com 150 presos, sendo a capacidade máxima estimada para 70. Desde a última terça-feira, a especializada está sob novo comando. O delegado Itiro Hashitami assumiu a DFRV e já foi recepcionado pelos detentos com duas tentativas de fuga. Essas situações foram frustradas graças ao novo sistema de escalonamento de plantonistas adotado na DFRV. De acordo com o superintendente, agora ficam cinco policiais no plantão da delegacia enquanto há a equipe de apoio, com outros cinco policiais. Cabe a essa equipe de reforço atender ocorrências na cidade e fazer monitoramento externo do prédio da DFRV. Foi através desse monitoramento que a fuga foi impedida.