Após denúncia publicada na edição de ontem da Tribuna, que revelou um aumento assustador no índice de furtos e roubos de carros em Curitiba e Região Metropolitana, a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) iniciou, ontem, uma série de blitze surpresa para reduzir o número de veículos roubados e, também, de seqüestros relâmpagos. Dois bloqueios foram montados na Rua Fagundes Varela e na Avenida Nossa Senhora da Luz, Jardim Social, na tarde de ontem. ?São vias usadas por ladrões de carro que agem no centro?, comentou o superintendente Costa, da DFRV.
Nas barreiras, 14 policiais da especializada verificavam documentação pessoal e dos veículos, além da numeração do chassi e motor. ?Verificamos também os porta-malas dos carros, que são usados para carregar vítimas em seqüestros-relâmpagos?, comentou. Outro foco da operação foram as motocicletas, cujo número de roubos e furtos também está elevado.
Segundo o delegado Itiro Hashitani, titular da DFRV, essas blitze serão feitas freqüentemente em locais não divulgados com antecedência. Cada bloqueio dura cerca de 2h em cada lugar, para dar maior mobilidade às operações. ?Também, com este trabalho, intensificamos o combate a desmanches de veículos, receptadores de peças de carros roubados, e o transporte de drogas?, comentou o delegado Ronald de Jesus.